Você sabe quais as principais mudanças da ISO 9001:2015?
A Vìveri te ajuda a entender.
As Normas que compõe a ISO 9000, dentre elas a ISO 9001:2015, são um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de Gestão da Qualidade para empresas independente de seu porte e área de atuação.
A Norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, foi revisada pela ISO (International Organization for Standardization), e a publicada em 2015, a ABNT NBR ISO 9001:2015.
Desde de 2011 a Norma ISO 9001 vem passando por um processo de votação e definição dos parâmetros e itens que constam na versão publicada. Para melhor entendê-la, convidamos a uma calibração de linguagem:
O que é a ABNT NBR ISO 9001?
A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações.
A ABNT NBR ISO 9001 tem como objetivo prover confiança em termos de qualidade de produtos e serviços oferecidos por uma empresa com este tipo de certificação.
REVISÃO DA ISO 9001:2008
Desde a última revisão da ISO 9001 em 2008, o TC176 vem preparando a revisão das normas da família ISO 9000
Na revisão da ISO 9001 foram considerados, entre outros, as seguintes inputs:
· Estrutura de Alto Nível das novas normas de sistemas de gestão (HLS- High Level Structure)
· Pesquisa mundial realizada em 2010 sobre as necessidades de usuários atuais e potenciais das normas de gestão da qualidade
· Revisão dos Princípios de Gestão da Qualidade
· Diretrizes estratégicas do TC176/SC2
· Conceitos futuros de gestão
· Lições aprendidas de projetos de revisões anteriores
· Resultados do processo de interpretações da ISO 9001
Nota: ISO/TC 176 é o comitê técnico incumbido da função de aconselhamento de todos os comitês técnicos da ISO e IEC para garantir a integridade das normas de sistemas de qualidade genéricos e à aplicação efetiva da política do setor ISO / IEC em sistemas de prestações de gestão da qualidade.
Diferenças entre as versões ISO 9001:2015 e ISO 9001:2008
As diferenças entre a ISO 9001: 2015 e a versão atual ISO 9001:2008 são:
1. Avaliação dos riscos
Requisito explícito de pensamento baseado no risco para apoiar e melhorar a compreensão e aplicação da abordagem de processo.
2. Responsabilidades da Alta Administração
3. Recursos
Os requisitos relacionados com os recursos necessários estão agrupados e mais abrangentes.
4. Sobre a Organização
5. Organização x clientes
6. Controle de Processos
A norma dá maior ênfase para os controles de processos, produtos e serviços externos. Adequando-se a realidade existente sobre a complexidades dos processos terceirizados e cadeias fornecimento das as organizações.
7. Planejamento e Controle de Mudanças
8. Documentação
9. Estrutura da Norma
1. Escopo
2. Referências normativas
3. Termos e definições
4. Contexto da organização
5. Liderança
6. Planejamento
7. Apoio
8. Operação
9. Avaliação de desempenho
10. Melhoria
O que não mudou na ISO:9001:2015
O Essencial permanece no Draft International Standard (DIS) 9001
“Output Matters”:
Na sua essência, a ISO 9001 permanece a mesma: manutenção do foco em “confiança na capacidade de a organização fornecer produtos e serviços conformes”, ao invés de na “capacidade da organização”
Escopo da ISO 9001:2015
A Norma especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade quando uma organização:
a) precisa demonstrar sua habilidade para fornecer consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulatórios aplicáveis, e
b) pretende aumentar a satisfação do cliente por meio da efetiva aplicação do sistema, incluindo processos para melhoria contínua do sistema e (para) a garantia de conformidade aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulatórios aplicáveis.
Novos itens da Norma ISO 9001:2015
1ª – Nova Estrutura baseada no HLS (high level structure)
4 Contexto da organização
4.1 Entendendo a organização e seu contexto (novo)
4.2 Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas (novo)
4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade (1.2, 4.2.2)
4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos (4.1)
5 Liderança
5.1 Liderança e comprometimento (5.1)
5.1.1 Liderança e comprometimento para o sistema de gestão da qualidade (5.1)
5.1.2 Foco no cliente (5.2)
5.2 Política da qualidade (5.3)
5.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais (5.5.1, 5.5.2)
6 Planejando para o sistema de gestão da qualidade
6.1 Ações para lidar com riscos e oportunidades (novo; ideia do 8.5.3, ampliada)
6.2 Objetivos da qualidade e planejamento para alcançá-los (5.4.1)
6.3 Planejamento de mudanças (novo; ideia do 5.4.2 ampliada)
7 Suporte
7.1 Recursos (6)
7.1.1 Geral (6.1)
7.1.2 Pessoas (6.2.1)
7.1.3 Infraestrutura (6.3)
7.1.4 Ambiente para a operação dos processos (6.4)
7.1 5 Recursos de monitoramento e medição (7.6)
7.1.6 Conhecimento organizacional (novo)
7.2 Competência (6.2.2)
7.3 Conscientização (6.2.2)
7.4 Comunicação (5.5.3)
7.5 Informação documentada (4.2)
7.5.1 Geral (4.2.1)
7.5.2 Criação e atualização (4.2.3, 4.2.4)
7.5.3 Controle de informação documentada (4.2.3, 4.2.4)
8 Operação
8.1 Planejamento e controle operacional (7.1)
8.2 Determinação dos requisitos para produtos e serviços (7.2)
8.2.1 Comunicação com o cliente (7.2.3)
8.2.2 Determinação dos requisitos relacionados aos produtos e serviços (7.2.1)
8.2.3 Análise crítica dos requisitos relacionados a produtos e serviços (7.2.2)
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços (7.3)
8.3.1 Geral (novo; contextualiza o conceito)
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento (7.3.1)
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento (7.3.2)
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento (7.3.4, 7.3.5, 7.3.6)
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento (7.3.3)
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento (7.3.7)
8.4 Controle de produtos e serviços providos externamente (4.1, 7.4)
8.4.1 Geral (4.1, 7.4.1)
8.4.2 Tipo e extensão do controle de provisões externas (4.1, 7.4.3)
8.4.3 Informações para provedores externos (7.4.2)
8.5 Produção e provisão de serviços (7.5)
8.5.1 Controle de produção e provisão de serviços (7.5.1)
8.5.2 Identificação e rastreabilidade (7.5.3)
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes e provedores externos (7.5.4)
8.5.4 Preservação (7.5.5)
8.5.5 Atividades posteriores à entrega (novo; 4.19 da ISO 9001:1994?)
8.5.6 Controle de mudanças (novo; foco nas mudanças não planejadas)
8.6 Liberação de produtos e serviços (8.2.4)
8.7 Controle de saídas de processos, produtos e serviços não conformes (8.3)
9 Avaliação de desempenho
9.1 Monitoramento, medição, análise e avaliação (8.2, 8.4)
9.1.1 Geral (8.2.3, 8.2.4)
9.1.2 Satisfação do cliente (8.2.1)
9.1.3 Análise e avaliação (8.4)
9.2 Auditoria interna (8.2.2)
9.3 Análise crítica pela direção (5.6)
10 Melhoria
10.1 Geral (8.5.1)
10.2 Não conformidade e ação corretiva (8.5.2)
10.3 Melhoria contínua (8.5.1)
Transition Planning Guidance for ISO 9001:2015 – Guia para a Transição ISO 9001:2015
NOTA: O International Accreditation Forum, Inc. (IAF) detalha os critérios para o credenciamento de organismos que prestam serviços de avaliação da conformidade, e tal credenciamento facilita o comércio e reduz exigências para várias atividades de avaliação da conformidade.
O Fórum Internacional de Acreditação (IAF), que monitora as certificações / acreditações e o Comitê de ISO de Avaliação da Conformidade (CASCO) acordaram um período de transição de três anos a partir da data de publicação da ISSO 9001: 2015. O período de transição terá início em setembro de 2015, terminará em Setembro 2018.
Validade das certificações ISO 9001: 2008
As certificações ISO 9001: 2008 não serão válidas após o final do set 2018.
A partir de março 2017 todas as certificações iniciais no âmbito de acreditação deve ser o de ISO 9001: 2015.
Orientação para a transição
Para qualquer organização o grau de mudança necessária será dependente da maturidade e eficácia do atual sistema de gestão da organização, estrutura e as práticas, portanto, uma avaliação de impacto é altamente recomendável a fim de se identificar recursos e sua implicações.
Orientação específica para os interessados envolvidos na certificação e acreditação
Para as organizações que seguem a ISO 9001: 2008 são recomendados:
· Identificar as falhas organizacionais que precisam ser abordadas para atender aos novos requisitos,
· Desenvolver um plano de implementação;
· Fornecer treinamento e conscientização adequada para todas as partes que têm um impacto sobre a eficácia da organização;
· Sistema de atualização de gestão da qualidade existente (SGQ) para atender à revisão das necessidades e fornecer verificação da eficácia;
· Avaliar a ligação do órgão de certificação para um regime de transição.
NOTA: Os usuários devem estar cientes de que pelo Draft International Standard (DIS) as alterações técnicas podem ainda ocorrer.
Recomenda-se que, até que a revisão final seja publicada (Final Draft International Standard -FDIS). A IAF (International Accreditation Forum) aceitou um plano de implantação esboço para garantir uma migração suave da Norma ISO 9001: 2008 para ISO 9001: 2015
Referências